Topo

Ataque contra academia de polícia na Somália deixa vítimas

14/12/2017 06h01

Mogadíscio, 14 dez 2017 (AFP) - Um ataque executado por um homem-bomba nesta quinta-feira dentro da principal academia de polícia da Somália provocou várias fontes, informaram os agentes.

"Um homem com um colete de explosivos entrou no campo vestido de policial e detonou a carga", afirmou o policial Mohamed Abdul.

"Há muitas vítimas e muitos feridos", disse.

Testemunhas afirmaram que os policiais se preparavam para o desfile da manhã e estavam reunidos em uma praça no momento do ataque.

Abdul não divulgou um número exato, mas disse temer uma grande quantidade de mortos.

"Alguns policiais já estavam em formação, outros estavam chegando, quando o homem chegou e detonou a carga", disse Husein Ali, que estava na academia.

O ataque não foi reivindicado por nenhum grupo até o momento.

A Somália sofreu vários atentados executados pelo grupo extremista Al-Shabab, ligado à Al-Qaeda. As forças de segurança são alvos frequentes.

Esta milícia pretende derrubar o frágil governo central. O grupo foi expulso de Mogadíscio em agosto de 2011 e desde então perdeu a maior parte de seus redutos.

Atualmente os extremistas controlam zonas rurais, a partir de onde executam operações de guerrilha e atentados suicidas, geralmente na capital ou contra bases militares, somalis ou estrangeiras.

nur-pjm/iw/an/fp