Topo

Fechadura forçada de Watergate é leiloada por US$ 62.500

15/12/2017 17h14

Washington, 15 dez 2017 (AFP) - A fechadura de uma porta forçada em 1972 na sede do partido democrata no edifício do Watergate, em Washington, foi vendida por 62.500 dólares na noite de quinta-feira, anunciou a casa de leilões Nate Sanders.

A entrada forçada nesses escritórios resultou no maior caso de espionagem política e no maior escândalo político na história dos Estados Unidos.

"A descoberta (por um vigilante) desta fechadura forçada e a posterior prisão dos cinco ladrões geraram uma reação em cadeia que finalmente levou à renúncia do presidente Richard Nixon", disse a casa leilões, que havia fixado o preço de saída em 50.000 dólares.

A fechadura comum, um mecanismo de alumínio que pesa dois quilos, foi conservada como uma relíquia durante quase meio século pelo zelador do prédio depois que foi substituído no dia seguinte ao arrombamento.

O objeto foi vendido com documentos que certificavam tanto sua procedência como o fato dele ter sido extraído da porta do apartamento 600, acessível pela escada 2 no Virginia Avenue, 2600, o endereço do prédio de escritórios dentro do complexo Watergate, de seis edifícios.

O roubo frustrado aconteceu na madrugada de 17 de junho de 1972. Uma longa investigação realizada por dois repórteres do Washington Post, Carl Bernstein e Bob Woodward, revelou que os homens com equipamentos de escuta haviam sido enviados pela administração republicana de Nixon.

Por esta operação de espionagem e pelas tentativas posteriores de seus familiares para obstruir a justiça, Richard Nixon se viu obrigado a deixar o cargo em meados de 1974. Ele continua sendo o único presidente na história dos Estados Unidos que renunciou.