PUBLICIDADE
Topo

Congresso dos EUA aprovará nova ajuda por furacões e incêndios

19/12/2017 19h54

Washington, 19 dez 2017 (AFP) - O Congresso dos Estados Unidos prepara uma ajuda excepcional de 81 bilhões de dólares para os estados afetados pelas recentes catástrofes naturais, da Califórnia a Porto Rico, passando pelo Texas e pela Flórida.

Essa ajuda se somará às duas primeiras entregas - de 15,25 e 36,5 bilhões de dólares - aprovadas durante as emergências em setembro e outubro, chegando a um total de quase 133 bilhões de dólares para a temporada.

Os legisladores foram muito além dos 44 bilhões que a Casa Branca tinha pedido.

O texto poderá ser aprovado antes do fim de semana, à medida que os legisladores votarem as questões orçamentárias.

Do total aprovado, 27,6 bilhões de dólares irão para a Agência Federal de Emergência (Fema), 26,1 bilhões aos estados e cidades para a reconstrução e 12,1 bilhões para o Corpo de Engenheiros do Exército, que constrói e mantém as grandes infraestruturas, como as represas e diques.

O resto será divido entre os departamentos de Agricultura, Educação, Defesa, Transporte e outras agências federais.

Texas, Flórida, Califórnia, Louisiana, Porto Rico e as Ilhas Virgens serão os principais beneficiários da ajuda.

O furacão Harvey atingiu o Texas e a Louisiana no fim de agosto; o furacão Irma afetou a Flórida em 10 de setembro após golpear as Ilhas Virgens; e o furacão Maria devastou Porto Rico em 20 de setembro.

Já a Califórnia sofreu incêndios significativos em outubro, e atualmente enfrenta o incêndio Thomas, um dos mais devastadores de sua história.