Topo

Máquina distribui produtos básicos para sem-teto no Reino Unido

20/12/2017 21h34

Londres, 20 dez 2017 (AFP) - A ONG britânica Action Hunger instalou em Nottingham (centro da Inglaterra) uma máquina distribuidora de produtos de primeira necessidade para pessoas sem-teto, uma iniciativa apresentada como inédita no mundo e que pretende estender a outras cidades.

A máquina "dá acesso a comida, roupa e produtos essenciais, a qualquer hora do dia e de maneira completamente gratuita", explica a ONG em um comunicado.

Apenas os sem-teto podem ter acesso a estes produtos, graças a um cartão eletrônico que recebem.

"Nosso objetivo é fazer com que o acesso [a produtos vitais] seja permanente", afirmou a Action Hunger.

Para abastecer a máquina, especialmente com frutas, água, sanduíches, sabão e meias, a Action Hunger recorreu a organizações comprometidas com a redução do desperdício alimentar, como a rede de supermercados Tesco ou o banco de alimentos FareShare.

Os usuários podem retirar até três produtos por dia, um limite estabelecido "para evitar criar uma situação de dependência", diz a ONG. As máquinas são reabastecidas por voluntários.

Após esta primeira implementação, a Action Hunger quer agora instalar suas máquinas em outras cidades da Inglaterra, mas também "em Paris, Nova York e San Francisco".

A iniciativa chega em um momento em que um relatório parlamentar publicado na quarta-feira considera a situação das pessoas sem-teto uma "crise nacional" e critica o "imenso fracasso" do governo na questão.

Segundo este relatório, mais de 9.100 pessoas dormiam nas ruas em 2016 na Inglaterra, ao que se soma cerca de 80.000 famílias, entre elas 120.000 crianças, sem casa e acolhidas em estruturas temporárias.

TESCO