Topo

Morre o cardeal americano Bernard Law, envolvido em escândalo de pedofilia retratado em Spotlight

Cardeal Bernard Law, morto nesta quarta (20) - Domenico Stinellis/AP
Cardeal Bernard Law, morto nesta quarta (20) Imagem: Domenico Stinellis/AP

20/12/2017 06h11

O cardeal americano Bernard Law, envolvido em um enorme escândalo de padres pedófilos nos Estados Unidos, faleceu nesta quarta-feira aos 86 anos, anunciou o Vaticano.

No início de 2002, o cardeal Law, na época o arcebispo de Boston, reconheceu que protegeu um padre, Paul Shaney, contra o qual existiam várias provas de abuso sexual contra crianças.

Após o escândalo, Law abandonou a arquidiocese de Boston, mas foi nomeado arcipreste da basílica de Santa Maria Maggiore, o que significa que integrava a Cúria Romana (governo do Vaticano).

Uma investigação do jornal Boston Globe revelou como a hierarquia da Igreja Católica local, com o cardeal Law à frente, acobertou de forma sistemática, e geralmente cínica, os abusos sexuais cometidos por quase 90 padres de Boston e seus arredores durante várias décadas. Centenas de vítimas testemunharam sobre os abusos.

A série de reportagens rendeu o prestigioso Prêmio Pulitzer ao jornal.

O filme "Spotlight", que venceu o Oscar de melhor filme em 2016, conta a história da investigação do Boston Globe dando voz aos sobreviventes.