Topo

2018 no mundo em 10 datas

25/12/2017 08h38

Paris, 25 dez 2017 (AFP) - Estes são os grandes acontecimentos previstos em 2018:

- Jogos Olímpicos na Coreia -9 de fevereiro: abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, em um contexto de fortes tensões com o Norte (até 25).

- Cuba supera era Castro -24 de fevereiro: Raúl Castro deixa a presidência de Cuba encerrando quase seis décadas de poder dos irmãos Castro.

- Quarto mandato de Putin? -18 de março: Eleições presidenciais na Rússia em que Vladimir Putin tentará um quarto mandato.

- Casamento real -19 de maio: Casamento do príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle no castelo de Windsor.

- Colômbia, FARC nas urnas -27 de maio: O partido político FARC, surgido do acordo de paz com a guerrilha na Colômbia, vai se apresentar pela primeira vez às eleições presidenciais.

- México, eleições em meio à violência -1 de julho: Eleições no México para eleger o sucessor do presidente Enrique Peña Nieto em meio ao aumento da violência e uma relação complicada com Donald Trump.

- Copa do Mundo de Futebol na Rússia -15 de julho: Final da Copa do Mundo de Futebol que começará no dia 14 de junho em Moscou.

- Eleições no Brasil -7 de outubro: Eleição presidencial no Brasil, num contexto de corrupção e com dois favoritos, o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro, de extrema-direita.

- Eleições importantes para Trump -6 de novembro: Eleições de metade de mandato nos Estados Unidos, o primeiro teste nas urnas para o presidente Donald Trump.

- Eleições na Venezuela em plena crise -Dezembro: Eleições presidenciais na Venezuela, afundada em uma grave crise econômica e política. Cada vez mais questionado, o presidente Nicolás Maduro será provavelmente candidato (data a determinar).