Topo

Ônibus bate em passagem subterrânea e mata 4 em Moscou

25/12/2017 14h17

Moscou, 25 dez 2017 (AFP) - Quatro pessoas morreram e várias outras ficaram feridas nesta segunda-feira (25) quando um ônibus municipal invadiu uma passagem subterrânea no oeste de Moscou. As autoridades privilegiam a hipótese de acidente.

O acidente aconteceu pouco antes das 12h00 GMT (10h00 de Brasília) perto da estação de metrô Slavianski Boulevard, em uma avenida movimentada da capital russa, onde o 25 de dezembro não é feriado.

As autoridades municipais da capital russa informaram em um comunicado o balanço de quatro mortos e onze feridos, revisando para menos um balanço anterior de cinco mortos.

Imagens transmitidas pela televisão russa mostram o ônibus se chocando contra as escadas da passagem subterrânea, esmagando várias pessoas.

Um outro vídeo postado nas redes sociais mostra o ônibus subindo em baixa velocidade na calçada, parecendo escorregar, antes de bater.

Em um comunicado, a polícia indicou que privilegia a hipótese de um erro de condução ou falha técnica do veículo.

O motorista, que foi detido, indicou aos investigadores qye o ônibus "estava parado, mas começou a se mover de forma inesperada".

"Apesar das tentativas de parar o ônibus, o sistema de freio não funcionou e o ônibus seguiu andando", afirmou, de acordo com um comunicado do Comitê de investigação.

Uma investigação criminal por "desrespeito às normas de condução" foi aberta, segundo a mesma fonte.

Uma autoridade do serviço de Transportes de Moscou indicou à agência Ria Novosti que o ônibus havia sido inspecionado antes de ser colocado em serviço e que "não apresentava problemas mecânicos".

Nevou bastante durante toda a manhã em Moscou.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, expressou no Twitter suas condolências aos parentes das vítimas. Ele também ordenou a verificação de toda a frota de ônibus municipais.

Helicópteros de resgate foram usados para evacuar as vítimas, segundo os serviços de emergência.

ml-pop/gmo/mct/mr/mvv