Topo

O maior incêndio da Califórnia não representa perigo

26/12/2017 17h11

Los Angeles, 26 dez 2017 (AFP) - Thomas, o maior incêndio já registrado na Califórnia, está 88% controlado e as autoridades prognosticaram nesta terça-feira (26) que não crescerá mais.

O fogo destruiu uma área de 1.140 km2, nove vezes a cidade de San Francisco, desde que começou, há três semanas, em 4 de dezembro: 1.063 imóveis ficaram destruídos e 280 afetados, segundo um balanço dos bombeiros do estado (Cal Fire).

O combate das chamas contou, no dia de Natal, com o apoio de temperaturas mais frias e pouco vento. Na terça-feira, os bombeiros buscavam outros focos de incêndio.

O Serviço Florestal dos Estados Unidos indicou em um comunicado que Thomas "tem muito pouca atividade neste momento" e que "não se espera que o fogo avance neste ponto".

Thomas afetou os condados de Ventura e Santa Bárbara, onde as autoridades indicaram que as atividades comerciais e de turismo foram retomadas.

"Os residentes e visitantes dos condados de Santa Bárbara e Ventura poderão ver um aumento na vida silvestre em comunidades locais devido ao deslocamento pelo fogo", acrescentou.

Thomas é o maior incêndio no estado desde 1932. Alguns maiores foram reportados antes, mas os registros de então eram menos confiáveis.