Topo

Vulcão de Sumatra registra a maior erupção do ano

29/12/2017 06h08

Jacarta, 29 dez 2017 (AFP) - O vulcão Sinabung, na ilha indonésia de Sumatra, expeliu lava e uma espessa coluna de cinzas esta semana, em sua maior erupção no ano, anunciaram as autoridades locais.

Milhares de habitantes da região foram afetados pelas cinzas e a fumaça, mas ninguém ficou gravemente ferido, já que a região em perigo havia sido evacuada, informou o porta-voz da agência de gestão de catástrofes naturais, Sutopo Purwo Nugroho.

A erupção de quarta-feira foi "a maior do ano, levando em consideração o fluxo piroclástico e a superfície coberta pelas cinzas", destruindo os cultivos de centenas de agricultores, explicou Nugroho.

Nesta sexta-feira, o vulcão voltou a emitir uma coluna de cinzas que atingiu quatro quilômetros de altura, menor do que o registrado há dois dias.

O Sinabung, que teve uma grande erupção em 2013, depois de passar 400 anos sem atividade, é um dos 129 vulcões ativos na Indonésia, um arquipélago situado no "círculo de fogo do Pacífico", onde a colisão entre placas tectônicas provoca intensos tremores de terra e uma importante atividade vulcânica.

Em Bali, o monte Agung, que está em atividade há várias semanas, provocou no fim de novembro a retirada de dezenas de milhares de moradores e o fechamento por três dias do aeroporto da principal ilha turística da Indonésia.