Ataques aéreos russos matam 18 civis na região de Damasco

Beirute, 4 Jan 2018 (AFP) - Ao menos 23 civis morreram nesta quarta-feira em Guta Oriental, um enclave rebelde na região de Damasco, incluindo 18 atingidos por bombardeios aéreos russos, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

No total, "23 civis morreram nesta quarta-feira em Guta Oriental, incluindo 18 em ataques aéreos russos contra Misraba, e outros por disparos do regime contra outras duas cidades", declarou à AFP o diretor da OSDH, Rami Abdel Rahman.

Os ataques também deixaram cerca de dez feridos.

Segundo o OSDH, entre as vítimas há três crianças, onze mulheres e um voluntário dos 'capacetes brancos', organização de resgate em zonas rebeldes.

Abdel Rahman revelou que os "ataques aéreos russos foram dirigidos contra prédios de apartamentos em Misraba", cidade controlada pelo grupo rebelde Yaish al Islam.

"O quartel-general do Yaish al Islam está situado na periferia da cidade e não em seu interior", explicou o diretor do OSDH.

Um correspondente da AFP viu no hospital de Duma, grande cidade da região de Guta, socorristas transportando feridos de Misraba, a maioria mulheres e crianças.

Segundo uma fonte médica, o hospital recorreu a membros da equipe que estavam de folga "devido ao grande número de vítimas".

Guta Oriental, último bastião rebelde na região de Damasco, é assediada por tropas do regime de Bashar al Assad desde 2013. Ao menos 400 mil habitantes estão presos nesta ampla região, onde faltam alimentos e medicamentos.

Tanto as evacuações médicas quanto a chegada de ajuda humanitária a Ghuta Oriental podem ser realizadas apenas com a autorização do regime sírio.

Com o apoio militar de Rússia e do Irã, Damasco conseguiu retomar o controle da maioria dos territórios conquistados pelos rebeldes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos