Presidente iraniano espera que protestos acabem em poucos dias

Ancara, 3 Jan 2018 (AFP) - O presidente iraniano, Hassan Rohani, disse que espera que as manifestações que abalam o Irã há uma semana acabem "em poucos dias", em uma conversa telefônica com seu colega turco Recep Tayyip Erdogan, afirmou a presidência turca em comunicado.

Durante essa conversa telefônica, o chefe de Estado turco declarou que a "paz e a estabilidade" devem ser preservadas na sociedade iraniana e disse que compartilha a opinião de que o direito à manifestação não deve levar a "violações da lei", segundo o comunicado.

"O presidente Rohani agradeceu ao presidente Erdogan por sua sensibilidade e expressou a esperança de que as manifestações terminem em poucos dias", aponta.

Um total de 21 pessoas morreram desde o dia 28 de dezembro em manifestações em Mashhad (nordeste) contra a situação econômica e o governo, e que se espalharam rapidamente para outras cidades do país.

As relações entre a Turquia e o Irã são historicamente ambivalentes, mas melhoraram nos últimos meses com a cooperação dos dois países e da Rússia para tentar encontrar uma solução para o conflito na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos