Topo

Tempestade Eleanor deixa três mortos, dezenas de feridos e Europa sem luz

Vagão descarrilha na Suíça após passagem da tempestade Eleanor - Stefan Wermuth/Reuters
Vagão descarrilha na Suíça após passagem da tempestade Eleanor Imagem: Stefan Wermuth/Reuters

03/01/2018 17h50

A tempestade de inverno Eleanor atingiu nesta quarta-feira (3) a Europa ocidental com fortes ventos que causaram três mortes, obrigaram a interrupção do tráfego e deixaram milhares de pessoas sem eletricidade.

Um esquiador morreu após a queda de uma árvore em Morillon, nos Alpes franceses, e um casal de espanhóis foi arrastado pelo mar em uma zona costeira do País Basco enquanto observavam as ondas.

No centro da Suíça, na localidade de La Lenk, um vagão descarrilou e oito pessoas ficaram feridas. Ao menos 15 pessoas ficaram feridas na França, disse à AFP Michael Bernier, porta-voz da Defesa Civil. Outra pessoa ficou ferida pela queda de uma árvore no município holandês de Heesch. 

O forte vento obrigou a fechar durante algumas horas os aeroportos franceses de Estrasburgo e da Basileia-Mulhouse (compartilhados com a Suíça). No aeroporto parisiense Charles de Gaulle, 60% das saídas tiveram atrasos, assim como um terço das chegadas, e alguns voos tiveram que ser desviados para outros destinos. Os aeroportos de Amsterdã-Schipol, Frankfurt e Zurique também tiveram problemas.

Aproximadamente 200 mil moradias no norte da França ficaram sem eletricidade e o alto volume do Oceano Atlântico provocou inundações. A Torre Eiffel ficou fechada durante algumas horas, e a capital francesa fechou todos os seus parques e cemitérios durante o dia por temor de queda de árvores.

Nos Alpes, várias estações de esqui tiveram que fechar durante o dia. Vinte esquiadores foram evacuados de um teleférico em Kitzbühel, na Áustria, por causa de uma falha. As autoridades elevaram o risco de avalanche para quatro, em um nível máximo de cinco, em várias zonas do país.

No Reino Unido, a forte chuva e o aumento do volume das águas obrigou a fechar a barreira do rio Tâmisa, que protege Londres de possíveis inundações. "Houve fortes chuvas no sul do Reino Unido com granizo, e trovões e relâmpagos fortes que acordaram as pessoas", disse a meteoróloga Becky Mitchell. No noroeste da Inglaterra, os ventos chegaram a 160 km/h, e os veículos quebrados e galhos de árvore causaram vários bloqueios nas estradas.

Na Irlanda, a companhia elétrica ESB anunciou que havia restabelecido a eletricidade para 123 mil clientes, mas que 27 mil continuavam sem luz. A Bélgica e partes da Espanha se encontram em alerta "laranja", o segundo nível mais perigoso, e as autoridades pediram cautela às pessoas.

Eleanor é a quarta grande tempestade a atingir a Europa desde dezembro do ano passado. A tempestade se dirigiria à ilha mediterrânea francesa de Córsega, onde se esperavam ventos de até 200 km/h.