Topo

Acidente de trem na África do Sul deixa 14 mortos e 190 feridos

Stringer/Reuters
Imagem: Stringer/Reuters

Da AFP, em Kroonstad (África do Sul)

04/01/2018 14h24

Uma colisão entre um trem e um caminhão numa passagem de nível nesta quinta-feira (4) no centro da África do Sul deixou ao menos 14 mortos e 190 feridos. 

Segundo testemunhas, o trem descarrilou e se incendiou após colidir com o caminhão, em circunstâncias ainda não esclarecidas, perto da cidade de Kroonstad, no centro da África do Sul, cerca de 200 km de Joanesburgo. Ainda emanava uma grande quantidade de fumaça preta de alguns vagões, enquanto as equipes de resgate tentavam apagar as chamas.

"O balanço atual é de 14 mortos e cerca de 190 feridos", declarou à AFP um porta-voz do ministério provincial da Saúde, Mondli Mvambi, alertando que o número de vítimas ainda pode aumentar.

O trem, que fazia o trajeto entre Port Elizabeth (sul) e Joanesburgo, transportava, segundo a companhia ferroviária Shosholoza  Meyl, 429 passageiros. Muitos deles voltavam para casa depois das férias de verão.

"Ainda precisamos entrar em alguns vagões para ver se há pessoas bloqueadas. Não sabemos o que podemos encontrar", declarou um responsável da companhia ferroviária, Leboho Mokhalipha.

"Tememos que haja outros corpos" dentro do trem, acrescentou Mvambi, que disse que as operações de resgate continuam. "Ainda há pessoas nos vagões, aquelas que queimaram", informou.

Paramédicos resgatam criança de acidente de trem na África do Sul - Stringer/Reuters - Stringer/Reuters
Paramédicos resgatam criança de acidente de trem na África do Sul
Imagem: Stringer/Reuters


Alguns dos feridos foram atendidos no local do acidente, enquanto outros precisaram ser levados para hospitais. O acidente aconteceu por volta das 9h (5h de Brasília) quando o caminhão de dois eixos atravessava a linha férrea. O motorista do caminhão foi hospitalizado e será submetido a exames para detectar a possível presença de álcool no sangue. As circunstâncias exatas do acidente, portanto, ainda devem ser esclarecidas. 

"Foi uma experiência realmente terrível", declarou um dos passageiros do trem ao site de notícias "Times Live". "Eu corri em direção a minha esposa, que estava um pouco distante de mim. Ela estava com o nosso bebê no colo, felizmente conseguiu protegê-lo com seu corpo", relatou Tiaan  Esterhuizen, que voltava das férias com oito membros de sua família.

Ele disse que viu três mulheres presas nos vagões acidentados. "Uma delas estava gritando que também tinha um bebê (...) Nós usamos extintores da polícia, mas eles não funcionavam, tenho certeza de que essas mulheres morreram queimadas vivas".

O último grave acidente envolvendo um trem no país deixou 15 mortos em 2015, quando um micro-ônibus caiu em uma via férrea e atingiu um trem.

Em 1994, 64 pessoas morreram no descarrilamento de um trem perto de Durban (nordeste).