Morre aos 90 anos presidente da Igreja mórmon

Washington, 4 Jan 2018 (AFP) - O presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Thomas Monson, morreu na terça-feira aos 90 anos, por causas naturais em sua casa em Salt Lake City, a "capital" dos mórmons.

"Com sentimentos afetuosos anunciamos que Thomas S. Monson, presidente e profeta da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, faleceu em sua casa em Salt Lake City", informou nesta quarta uma fonte oficial.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, transmitiu suas condolências à família do líder religioso e se declarou "profundamente triste".

Monson "tinha uma mensagem de otimismo, perdão e fé", escreveu Trump. "Era considerado um profeta por quase 16 milhões de membros" da sua Igreja.

"Melania e eu estamos profundamente tristes" com a morte do 16º presidente dos mórmons, prosseguiu Trump, que apresentou suas condolências aos "três filhos e ao restante de sua família".

Thomas Monson foi eleito em 3 de fevereiro de 2008 para suceder Gordon Hinckley, que morreu aos 97 anos e foi enterrado em Salt Lake City na presença de milhares de fiéis, incluindo Mitt Romney, no momento pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos.

"Thomas S. Monson caminhou onde Jesus caminhou, ajudando os oprimidos, consolando os feridos, cuidando dos doentes, iluminando as vidas dos solitários", escreveu Romney no Twitter.

Fundada em 1830 pelo pioneiro americano Joseph Smith, a Igreja dos Santos dos Últimos Dias se considera um ramo do cristianismo, mas baseia sua doutrina no "Livro de Mormón", um texto que pretende apresentar uma versão mais completa das palavras de Jesus do que a Bíblia.

Atualmente tem mais de 15,8 milhões de fiéis, em todo o mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos