Trump diz esperar que diálogo entre Coreias 'vá além dos Jogos de Inverno'

Camp David, Estados Unidos, 6 Jan 2018 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, disse neste sábado esperar que as conversas previstas para a semana que vem entre as Coreias "vão além dos Jogos Olímpicos de Inverno", que acontecerão em fevereiro na cidade sul-coreana de Pyeongchang.

"Adoraria vê-las levar as conversas além dos Jogos Olímpicos", disse Trump em entrevista coletiva na residência presidencial de Camp David.

"No momento apropriado, iremos nos envolver" nessas discussões, relançadas após dois anos de forte tensão, marcados por três testes nucleares norte-coreanos e vários testes de mísseis, assinalou Trump.

A reunião entre representantes dos dois países deverá acontecer na próxima terça-feira, na cidade de Panmunjom, localizada na Zona Desmilitarizada que divide a península coreana.

Trump, cujo governo promoveu novas sanções contra Pyongyang, já agrediu o líder norte coreano com insultos, e ameaçou destruir seu regime com "fogo e ira". Mas também já pediu uma solução diplomática e pacífica da situação.

"Ele sabe que não estou jogando... nem um pouco, nem 1%. Ele entende isso", disse Trump neste sábado.

"Se alguma coisa puder resultar dessas discussões, será magnífico para toda a humanidade", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos