Resgatados quase 300 migrantes em águas líbias, duas mulheres mortas

Trípoli, 7 Jan 2018 (AFP) - Cerca de 300 migrantes foram resgatados neste domingo (7) em águas líbias ao serem encontrados em duas embarcações precárias, em uma das quais havia duas mulheres mortas, indicou a Marinha líbia.

Ambas as operações de salvamento ocorreram nas águas em frente a Garabulli (50 quilômetros a leste de Trípoli) e conduziram ao resgate de 290 migrantes que foram levados à capital, detalhou à AFP um oficial da prefeitura, Meftá al Zlitni.

Zlitni não pôde precisar a causa da morte das duas mulheres, que saíram da costa líbia no sábado à noite a bordo de uma embarcação com outros 140 migrantes de diferentes nacionalidades africanas.

"Estamos (parados) desde seis da manhã", quando a Marinha líbia chegou durante a tarde, indicou Baba Koni, do Mali, segundo o qual o motor da embarcação inundou e parou de funcionar.

Zlitni afirmou que outros 150 migrantes estavam em um segundo bote prestes a afundar quando os socorristas chegaram.

Ao menos 25 pessoas morreram no sábado em águas líbias no naufrágio de uma embarcação que transportava cerca de 150 migrantes, segundo duas ONGs de resgate.

No ano passado, 3.116 pessoas morreram tentando atravessar o Mediterrâneo até a Europa, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos