Vladimir Putin celebra Natal ortodoxo em São Petersburgo

Moscou, 7 Jan 2018 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, comemorou no sábado (6) à noite o Natal ortodoxo em uma cerimônia religiosa em uma igreja de São Petersburgo, indicou o Kremlin.

"Esta festa proporciona felicidade e esperança a milhares de crentes e os traz de volta às fontes espirituais assim como às tradições originais, e une (o povo) em torno dos valores cristãos eternos de nosso país com uma herança cultura multissecular", declarou Putin, segundo o comunicado do Kremlin.

Também homenageou "a ação autenticamente desinteressada da Igreja ortodoxa russa e de outras confissões cristãs na manutenção da paz civil e da harmonia em nosso país".

Vladimir Putin fez este discurso em uma igreja do século XVIII de São Petersburgo onde seu pai foi batizado, detalhou seu comunicado. Ao fim da cerimônia deu à igreja uma imagem do século XIX.

A televisão pública russa divulgou algumas imagens do presidente russo na companhia dos fiéis.

O patriarca Cirilo, chefe da Igreja ortodoxa russa, celebrou o Natal na noite de sábado para domingo na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou, na presença do primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, indicaram as agências de notícia russas.

Neste domingo, em uma entrevista à televisão pública russa, o patriarca ortodoxo pediu aos russos que votem nas próximas eleições presidenciais, nas quais espera-se que Putin renove seu mandato.

"Peço a todos vocês, incluindo os crentes ortodoxos, que participem das próximas eleições presidenciais. É muito importante", disse o clérigo durante a entrevista transmitida no Natal ortodoxo.

Vladimir Putin aspira a um quarto mandato nas eleições de março de 2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos