Irã alerta sobre saída dos EUA do acordo nuclear

Teerã, 8 Jan 2018 (AFP) - O Irã advertiu nesta segunda-feira a comunidade internacional sobre uma possível saída de Washington do acordo sobre o programa nuclear iraniano, a poucos dias de uma decisão dos Estados Unidos sobre esta questão.

"A comunidade internacional deve se preparar para uma possível saída dos Estados Unidos do acordo nuclear dentro de alguns dias", disse o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, um dos principais negociadores deste acordo, citado pela agência oficial iraniana Irna.

"Estamos preparados para todos os cenários", acrescentou.

O acordo de julho de 2015 alcançado entre o Irã e o Grupo dos Seis - Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia - permitiu levantar uma parte das sanções internacionais impostas ao Irã em troca de garantias sobre o caráter exclusivamente civil de seu programa nuclear.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, critica com frequência esse acordo e se recusou em meados de outubro a "certificá-lo", ao chamá-lo de "um dos piores" já assinado por seu país.

No entanto, a Trump concordou em renovar a suspensão das sanções americanas contra o programa nuclear do Irã, e tem até sexta-feira para decidir se deve ou não prosseguir dessa forma.

Se Washington deixar o acordo, a resposta do Irã será "apropriada e dura. Os Estados Unidos certamente se arrependerão", advertiu o porta-voz da diplomacia iraniana, Bahram Ghassemi, em conferência de imprensa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos