Líder britânico anti-UE acusa negociador de não entender Brexit

Bruxelas, 8 Jan 2018 (AFP) - O eurodeputado britânico Nigel Farage, uma das lideranças dos partidários do Brexit, acusou nesta segunda-feira o negociador europeu de não entender a vitória do referendo de saída do Reino Unido da União Europeia, após se reunir com Michel Barnier.

"Barnier não entendeu sequer por um instante que a imigração foi uma razão importante por que votamos pelo Brexit", indicou Farage em vídeo publicado em sua conta no Twitter, ao fim do encontro com o negociador europeu.

"Para mim, está perfeitamente claro que o governo britânico nem sequer discutiu o assunto com ele até agora", acrescentou o ex-líder do partido anti-UE UKIP, que pediu para Barnier incluir os serviços financeiros em qualquer futuro acordo comercial entre europeus e Reino Unido.

Em junho de 2016, os britânicos votaram sua saída da UE em um referendo, vencido por quatro décimos de diferença.

Após meses de negociação, desde junho de 2017, Londres e Bruxelas chegaram a um primeiro acordo em dezembro sobre os termos do divórcio, entre eles, os direitos dos europeus expatriados no Reino Unido ou sobre a milionária fatura do Brexit.

Antes de discutir, a partir de abril, sobre um acordo comercial, as duas partes devem começar em fevereiro as discussões sobre um eventual período de transição de dois anos, a contar da saída do Reino Unido, prevista para 29 de março do ano que vem.

Sobre o encontro entre Barnier e Farage, a Comissão Europeia se limitou a explicar que eles conversaram sobre o estado do processo, indicando que Bruxelas "não negocia com eurodeputados, mas com o governo britânico", ainda que escute "outras partes interessadas" nesta questão.

dk-tjc/age/ll

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos