Congresso dos EUA declara apoio a manifestantes iranianos

Washington, 9 Jan 2018 (AFP) - A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (9) uma resolução de apoio aos iranianos que se manifestaram nas ruas nas últimas semanas contra o governo de seu país.

A resolução, aprovada por 415 votos a favor e apenas dois contra, expressa o apoio do Congresso "ao povo iraniano, que participa de manifestações legítimas e pacíficas contra o regime opressor e corrupto" da república islâmica.

Também "condena as violações graves aos direitos humanos, à corrupção e às atividades de desestabilização no exterior, cometidas pelo regime iraniano contra os iranianos".

Manifestações celebradas em várias cidades iranianas entre 28 de dezembro e 1º de janeiro levaram a atos de violência que, segundo o governo, provocaram a morte de 21 pessoas.

Os parlamentares americanos pediram que o governo de Donald Trump sancione os autores de violações dos direitos humanos no país.

"As sanções americanas têm como alvo o regime opressor e desestabilizador e não o povo do Irã", disse o presidente da Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara, o republicano Ed Royce.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos