Morre israelense baleado na Cisjordânia perto de uma colônia

Jerusalém, 9 Jan 2018 (AFP) - Um civil israelense morreu após ser baleado na noite de terça-feira (9) em seu carro, perto de uma colônia no norte da Cisjordânia ocupada, informou o Exército de Israel.

O ataque aconteceu perto da colônia de Havat Gilad, a leste da cidade palestina de Nablus. O ferido morreu no hospital, para onde tinha sido levado, acrescentou a mesma fonte.

O Exército realiza buscas em todo o setor do ataque para localizar o agressor.

Antes de ser socorrido, o homem, de cerca de 30 anos, conseguiu fazer uma ligação pedindo ajuda, divulgada na rádio pública. "Atiraram em mim perto de Havat Gilad", gritou, antes de desmaiar.

A rádio afirmou que a vítima morava nesta colônia.

O presidente israelense, Reuven Rivlin, afirmou em um comunicado que certamente as "forças de segurança vão localizar os autores deste ataque, para levá-los à Justiça e impedir que o terrorismo levante a cabeça".

As Brigadas Ezzedine Al Qasam, braço armado dos islamitas do Hamas, no poder na Faixa de Gaza, comemoraram o ataque.

"A operação de Nablus é a primeira resposta armada para lembrar aos dirigentes inimigos e aos que estão por trás deles que o medo vai chegar", informaram as Brigadas em um comunicado.

A Cisjordânia é um território palestino ocupado pelo Exército israelense há mais de 50 anos. As colônias são implantações civis israelenses nos territórios palestinos ocupados e consideradas ilegais pela ONU.

Desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou sua decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, em 6 de dezembro, 14 palestinos e um israelense foram mortos em confrontos na Cisjordânia e ao longo da fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos