Inundação e deslizamentos na Califórnia deixam treze mortos

  • Mike Eliason/Corpo de Bombeiros do condado de Santa Barbara via AP

    9.jan.2018 - Destruição causada pelos deslizamentos na cidade de Montecito, 160 km ao norte de Los Angeles, na Califórnia (EUA)

    9.jan.2018 - Destruição causada pelos deslizamentos na cidade de Montecito, 160 km ao norte de Los Angeles, na Califórnia (EUA)

Uma forte tempestade provocou deslizamentos de terra em uma região já vulnerável da Califórnia - devastada há um mês pelo maior incêndio de sua história - matando treze pessoas.

"Nos entristece relatar que este incidente deixou 13 mortes confirmadas", disse o xerife do condado de Santa Bárbara, Bill Brown, em entrevista coletiva, advertindo que o número de óbitos pode subir.

Imagens divulgadas pelos bombeiros mostraram o nível de destruição na abastada cidade de Montecido, 160 km ao norte de Los Angeles.

"Parecia um trem descendo o morro", disse ao canal ABC John Livergood, morador da região. "Era possível ouvir as rochas descendo, a casa tremia".

"Fiquei em pânico", contou Maureen Claffey, ao ver lama na calçada.

As imagens mostraram casas destruídas por deslizamentos, ruas bloqueadas e cobertas de lama - em uma delas um carro apareceu flutuando ao lado de escombros e galhos de árvore. Outro veículo apareceu enterrado na lama nos arredores de um estacionamento.

Um vídeo mostrou o resgate de uma menina de 14 anos, coberta de barro e presa em sua casa. Ela foi encontrada por um dos cães socorristas que buscam possíveis vítimas.

Além de casas danificadas, trechos da importante autoestrada 101, que liga a Califórnia de norte a sul, foram bloqueados.

Os primeiros deslizamentos foram registrados de madrugada, provocando uma explosão no sistema de abastecimento de gás.

As vítimas morreram na madrugada pela inundação. O nível da água chegava na cintura, segundo Mike Eliason, porta-voz do departamento dos bombeiros de Santa Bárbara, citado pelo jornal Los Angeles Times, que reportou outros oito feridos.

O condado de Santa Bárbara e seu vizinho Ventura foram arrasados no mês passado por Thomas, o maior incêndio na história da Califórnia, que afetou 1.140 km2, com mais de mil imóveis destruídos.

Em sua passagem, as chamas acabaram com as vegetações das montanhas necessárias para frear as correntes de água, o que fez com que esse terreno seja agora mais suscetível às inundações.

Ordens de evacuação voluntária foram emitidas nas zonas mais vulneráveis, embora a região mais atingida até agora não tenha sido incluída. Não há estimativa de quantas pessoas poderiam ter sido afetadas.

"Mais inundações repentinas possíveis em Montecito e Carpinteria. Deixe as áreas de fluxo de escombros agora. Vá para um terreno elevado", recomenda o condado de Santa Bárbara em uma mensagem.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos