Eurocâmara propõe primeiras eleições pós-Brexit em maio de 2019

Bruxelas, 11 Jan 2018 (AFP) - A Eurocâmara propõe que as próximas eleições europeias aconteçam de 23 a 26 de maio de 2019, quase dois meses depois da saída do Reino Unido do bloco, indicaram várias fontes nesta quinta-feira (11).

"Apontaram a data! As próximas eleições para o Parlamento europeu: 23 a 26 de maio de 2019", tuitou o eurodeputado ecologista Sven Giegold, uma proposta que deverá ser adotada pelos países do bloco por unanimidade nos próximos meses.

Duas fontes de outros grupos parlamentares confirmaram à AFP esta proposta de calendário aprovada durante a Conferência de Presidentes, que reúne os chefes de fileiras dos diferentes grupos com o da Eurocâmara, Antonio Tajani.

A incerteza paira sobre o número total de deputados que conformarão a próxima Câmara após a saída do Reino Unido. Atualmente, 751 deputados fazem parte do Parlamento, após serem eleitos em listas nacionais nos 28 países do bloco.

Das 73 cadeiras correspondentes aos britânicos, 22 poderiam ser distribuídas entre o resto dos países e as outras 51 poderiam ser suprimidas, segundo um relatório recente da Eurocâmara.

No entanto, estas últimas também poderiam ser utilizadas para eleger eurodeputados em listas transnacionais, um proposta defendida pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e que, ser for levada à frente, seria uma novidade para este grupo de nações.

Nas eleições europeias anteriores, em 2014, já havia sido registrado um primeiro passo com a nomeação por parte das principais famílias políticas europeias de candidatos "cabeças de lista", que os representariam em todo o bloco.

O candidato do Partido Popular Europeu (PPE, direita), o luxemburguês Jean-Claude Juncker, se tornou assim o titular da Comissão Europeia ao ser a formação com mais representantes eleitos na Eurocâmara.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos