Topo

Modi e Netanyahu assinam acordos

15/01/2018 12h18

Nova Délhi, 15 Jan 2018 (AFP) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e seu colega indiano, Narendra Modi, assinaram nesta segunda-feira (15) em Nova Deli uma série de acordos, confirmando a intenção de aproximação entre Israel e a Índia.

"Estamos entrando em uma nova era em nossas relações", declarou Netanyahu em um discurso conjunto na capital indiana.

Netanyahu chegou na Índia no sábado para a primeira visita ao país de um chefe de governo israelense em quinze anos.

Modi, que esteva em Israel em julho, foi o primeiro líder indiano a viajar para este país.

Modi e Netanyahu assinaram uma série de acordos nos setores de petróleo e gás, energias renováveis e segurança cibernética. Também prometeram fortalecer o comércio e os investimentos bilaterais.

Os detalhes dos acordos não foram divulgados no momento.

"Nossas discussões foram marcadas por uma convergência que visa acelerar nosso compromisso e intensificar nossa parceria", disse Modi.

Netanyahu, que permanecerá na Índia até sábado, encabeça uma importante delegação comercial para fortalecer os laços econômicos, políticos e culturais com o gigante demográfico do sul da Ásia.

Israel é um importante fornecedor de equipamentos militares para a Índia, totalizando um comércio de cerca de 1 bilhão de dólares em equipamentos por ano.

Netanyahu agradeceu seu anfitrião por sua "amizade excepcional". Ele estimou que as relações entre os dois países beneficiarão "os povos indiano e israelense, bem como toda a humanidade".

O primeiro-ministro israelense viajará para Mumbai, onde irá encontrar-se com estrelas e líderes da indústria cinematográfica indiana. Também participará de uma cerimônia de homenagem às vítimas dos ataques de Mumbai em que um centro judeu foi atacado em 2008, deixando seis mortos, incluindo um rabino e sua esposa.

bur-abh/amd/pg/pa/age/mr