Presidente chinês elogia mudanças positivas quanto à Coreia do Norte

Pequim, 16 Jan 2018 (AFP) - O presidente chinês Xi Xinping disse a seu colega americano Donald Trump que houve mudanças positivas na península coreana, segundo informou nesta terça-feira a imprensa estatal chinesa após uma conversa por telefone entre os dois chefes de Estado.

Trump pediu a Xi que intensifique a pressão econômica e política sobre a Coreia do Norte na esperança de convencer o regime de Pyongyang a deter seu programa nuclear.

A tensão chegou a seu máximo nível depois de uma série de testes nucleares e de mísseis por parte de Pyongyang, mas nas últimas semanas ocorreu uma aparente aproximação.

Delegados das dus Coreias se reuniram pela pirmeira vez em dois anos ePyongyang aceitou enviar atletas aos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul.

Em seu telefonema com Trump, Xi assinalou que a situação na península coreana mostra mudanças positivas", segundo a agência Xinhua.

"Todas as partes interessadas deveriam fazer esforços conjuntos para manter a difícil distensão alcançada na península coreana e criar condições para retomar o diálogo", cita a agência.

A conversa entre os líderes acontece quando os chanceleres de 20 países manterão na segunda-feira em Vancouver um debate sobre o programa nuclear e balístico da Coreia do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos