Embaixada dos EUA pode estar em Jerusalém em um ano, diz Netanyahu

Jerusalém, 17 Jan 2018 (AFP) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou nesta quarta-feira (17) que os Estados Unidos poderão transferir sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém dentro de um ano, muito antes do que o previsto - informa a imprensa local.

"A embaixada será transferida para Jerusalém antes do que pensam, certamente dentro de um ano", disse Netanyahu aos repórteres que o acompanham em sua viagem à Índia, como publicaram os jornais israelenses.

Em 6 de dezembro, o presidente Donald Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel e anunciou, sem dar datas, a mudança da embaixada de Tel Aviv para Jerusalém.

Na esteira das declarações de Trump, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, havia dito que o processo não se concretizaria antes de dois anos.

O anúncio do presidente americano foi denunciado pelos palestinos e muito criticado por grande parte da comunidade internacional. Deflagrou protestos e confrontos na região, nos quais 17 palestinos e um israelense morreram.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos