Primeira-ministra da Nova Zelândia está grávida

Wellington, 19 Jan 2018 (AFP) - A nova primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, que chegou ao poder após uma campanha eleitoral marcada por uma briga sexista sobre suas intenções em termos de maternidade, anunciou nesta sexta-feira que está grávida de seu primeiro filho.

O parto é esperado para junho, indicou Ardern, de 37 anos.

A líder trabalhista, que tomou posse em outubro, ocupou as manchetes na imprensa internacional ao se recusar a responder perguntas sobre suas intenções de maternidade. Isso não deve ter qualquer efeito sobre a carreira das mulheres, insistiu na ocasião.

Ardern apareceu sorridente ao lado de seu companheiro Clarke Gayford na frente de sua casa para anunciar a notícia "inesperada, mas emocionante".

"Estamos muito felizes juntos, queríamos começar uma família, mas não tínhamos certeza de que isso aconteceria", disse em um comunicado.

A primeira-ministra chegou ao poder apenas alguns meses depois de assumir o Partido Trabalhista. Foi carregada por uma impressionante onda de simpatia chamada "Jacinda-mania" pela imprensa, chegando a ser comparada ao francês Emmanuel Macron e ao canadense Justin Trudeau.

"Pensávamos que 2017 tinha sido um excelente ano!", exclamou no Twitter. "Este ano, vamos nos juntar aos muitos pais que usam dois capacetes. Serei primeira-ministra e mãe, enquanto Clarke será o 'pescador #1' e um paipai em casa".

Ardern acrescentou que pegaria seis semanas de licença após o nascimento. Neste período, o vice-primeiro-ministro Winston Peters assumirá o comando dos assuntos correntes.

O sexo do bebê não foi revelado.

"Clarke e eu sempre fomos claros sobre o nosso desejo de ser pais, mas nos disseram que precisávamos de ajuda, o que torna esta notícia uma surpresa fantástica!" ela disse.

ns/ddc/ev/roc/mr

TWITTER

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos