Pyongyang suspende visita à Coreia do Sul de delegação dos Jogos

Seul, 20 Jan 2018 (AFP) - A Coreia do Sul pediu, neste sábado (20), explicações ao governo norte-coreano sobre a suspensão do projeto de enviar uma delegação para preparar os eventos culturais que serão realizados em paralelo aos Jogos Olímpicos de Inverno nesse país.

"Enviamos uma mensagem por fax para o Norte (...) pedindo uma explicação", disse à imprensa o ministro sul-coreano da Unificação, Cho Myung-Gyon.

Neste fim de semana, Pyongyang enviaria para a Coreia do Sul uma delegação de sete pessoas, dirigida por Hyon Song-Wol, líder de um grupo de pop norte-coreano formado apenas por mulheres.

Hyong Song-Wol seria a primeira personalidade do Norte a viajar para o Sul em quatro anos, se a visita tivesse acontecido como previsto.

Pyongyang não informou os motivos de seu cancelamento, e ainda não se sabe se foi adiada de forma definitiva.

Na semana passada, a Coreia do norte aceitou participar dos Jogos de Pyeongchang, que serão celebrados a apenas 80 quilômetros ao sul da Zona Desmilitarizada (DMZ) que divide a península.

Esse movimento abriu caminho para uma distensão entre as duas Coreias, após meses de escalada pelos programas nuclear e balístico do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos