Celac se compromete a aprofundar cooperação comercial com a China

Santiago, 22 Jan 2018 (AFP) - A América Latina e o Caribe anunciaram nesta segunda-feira (22), em Santiago, seu compromisso com a iniciativa chinesa que busca estimular o comércio entre Ásia, Europa e África.

O segundo fórum de chanceleres da Celac-China incluiu uma declaração "especial" que dá aval à proposta de interconexão promovida pelo presidente chinês, Xi Jinping, além de uma declaração política, na qual se comprometem a defender os acordos sobre desenvolvimento sustentável e um plano de ação para os próximos anos.

"Declaramos uma vocação profunda pelo multilateralismo frente a um mundo estável e incerto", disse o chanceler chileno, Heraldo Muñoz, em entrevista coletiva ao final da reunião

O encontro Celac-China "projeta uma rejeição categórica ao protecionismo e ao unilateralismo", disse o chanceler chileno.

"Queremos abertura, queremos diálogo, queremos cooperação", acrescentou o diplomata, em contraste com a posição protecionista tomada pelo presidente americano Donald Trump, que desde sua chegada ao poder vetou vários acordos multilaterais.

O chanceler chinês, Wang Yi, celebrou que a região trabalhará com a China por um mercado mundial integrado e garantiu que o plano trará oportunidades de desenvolvimento para a América Latina.

"Vamos trabalhar juntos para promover a interconectividade das infraestruturas para criar uma grande ponte, um corredor entre ambos os lados do Pacífico", unindo o continente asiático à América Latina e o Caribe, apontou Wang Yi.

O comércio entre os países da região e a Celac supera os 200 bilhões de dólares por ano, enquanto que na região funcionam cerca de 2.000 empresas de origem chinesa, segundo dados oficiais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos