Topo

Tóquio emite primeiro alerta de 'neve intensa' em quatro anos

22/01/2018 10h26

A agência meteorológica do Japão emitiu, nesta segunda-feira (22), um alerta de "neve intensa" para Tóquio, pela primeira vez em quatro anos, pedindo à população que vá mais cedo para casa, em meio aos temores de caos nos transportes públicos.

Voos domésticos com partida e chegada na capital japonesa foram cancelados por causa da neve, e o funcionamento de alguns trens regionais também foi suspenso. "Haverá nevasca esta noite" em Tóquio, anunciou Matsumoto, advertindo que "a neve deve afetar os transportes públicos" no horário de volta para casa.

Em Shinjuku, a mais movimentada estação de trem do mundo, multidões já lutavam contra a neve no horário do rush. Com a proximidade da tempestade de neve, Tsumoru Matsumoto, da agência meteorológica, pediu aos japoneses que encurtem o dia de trabalho.

"Em Tóquio, também alertamos para neve intensa se a expectativa é de que acumule mais de 100 milímetros em 12 horas", disse à AFP o meteorologista Sakiko Nishioka, também da agência.

Com frequência, a região norte do país é tomada pela neve nessa época, mas esse tempo é bastante incomum em Tóquio. Alertas de neve como estes só são divulgados quando há risco de danos às propriedades, ou de caos no tráfego.

A última vez em que isso aconteceu foi em fevereiro de 2014, quando Tóquio acumulou 270 milímetros de neve.