Foguetes disparados da Síria matam 1 e ferem 13 na Turquia

Kilis, Turquia, 24 Jan 2018 (AFP) - Uma pessoa foi morta e 13 ficaram feridas nesta quarta-feira atingidas por foguetes disparados a partir do norte da Síria na cidade fronteiriça turca de Kilis, anunciou o governador da província.

Estes foguetes, um dos quais atingiu e danificou uma mesquita, foram disparados no quinto dia de uma ofensiva da Turquia contra o enclave de Afrin, no norte da Síria, contra uma milícia curda.

Um segundo foguete caiu em uma casa a 100 metros de distância, de acordo com o governador, Mehmet Tekinarslan.

Pouco depois da queda desses foguetes, a artilharia turca disparou em direção a Síria, de acordo com um correspondente da AFP no local.

A imprensa turca aponta os combatentes curdos das Unidades de Proteção do Povo (YPG), considerados "terroristas" por Ancara, de disparar os foguetes.

"Eu estava na mesquita. Depois deixei a oração e fui para a minha loja. Um minuto depois uma bomba caiu", relatou à AFP Abdulkadir Ciyanoglu. "Houve um grande barulho e imediatamente vi pessoas correndo em pânico".

A Turquia acusa as YPG de ser a facção síria do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que trava uma sangrenta guerra em solo turco desde 1984.

Mas as YPG lideram no terreno sírio a luta contra o grupo Estado Islâmico (EI).

fo-lsb/ezz/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos