Fumar apenas um cigarro por dia faz mal ao coração, diz estudo

Paris, 25 Jan 2018 (AFP) - Apenas um cigarro por dia já representa um grande risco o coração dos fumantes, revela nesta quinta-feira um estudo de cientistas britânicos.

"Não existe um nível seguro de fumar para as doenças cardiovasculares", escreveram os cientistas, em um estudo publicado na revista médica BMJ.

"Fumar inclusive um cigarro por dia leva a um risco de desenvolver doença coronariana e sofrer um acidente vascular cerebral muito maior que o esperado, aproximadamente a metade do risco que correm as pessoas que fumam 20 por dia", destacou o estudo.

A projeção é pior para as mulheres, visto que o tabagismo eleva em 57% o risco de desenvolver uma doença cardiovascular para aquelas que fumam um cigarro por dia, enquanto para os homens o risco sobe 48%.

"Os fumantes têm que traçar como objetivo parar de fumar ao invés de reduzir" o consumo de cigarros, recomendaram os pesquisadores.

O estudo é uma meta-análise de outras 55 pesquisas publicadas entre 1946 e 2015, e incorpora os dados de milhões de pessoas.

Com relação ao câncer de pulmão, outros estudos mostram que "os fumantes que reduzem o número de cigarros podem se beneficiar de uma redação importante do risco de desenvolver câncer", lembraram os autores da pesquisa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos