Topo

Trump sinaliza com cidadania a 'dreamers' dentro de 10 a 12 anos

24/01/2018 23h54

Washington, 25 Jan 2018 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou nesta quarta-feira (24) a possibilidade de conceder cidadania aos "dreamers" -imigrantes que chegaram ao país na infância- mas somente dentro de um prazo de 10 a 12 anos.

À imprensa, Trump disse que isso é "algo que ocorrerá, em algum momento no futuro, dentro de um período de 10 a 12 anos".

Os "dreamers" são jovens que entraram no país de forma irregular na infância, trazidos pelos pais, e que se beneficiaram por um programa conhecido por suas iniciais Daca, adotado em 2012, que permitiu regularizar sua situação migratória.

No entanto, em setembro do ano passado, Trump anunciou que não renovaria mais o programa Ação Deferida para os Chegados na Infância (Daca, na sigla em inglês), uma medida que na prática deixará esses jovens "dreamers" em um limbo jurídico.

Nesse contexto, a Casa Branca anunciou nesta quarta-feira que na próxima segunda-feira apresentará um "marco legislativo" para a reforma migratória, que republicanos e democratas "podem apoiar".

"Após décadas de inação por parte do Congresso, é tempo de trabalhar juntos para solucionar este tema de uma vez por todas", declarou à imprensa Sarah Sanders, porta-voz do presidente Donald Trump.

"A Casa Branca anunciará na segunda-feira um marco legislativo que representa um compromisso que os membros de ambos partidos podem apoiar".

Este "marco" será baseado nas "dezenas" de reuniões que republicanos e democratas tiveram sobre o assunto, apontou.

"Satisfará os quatro pilares acordados: reforçar a segurança da fronteira (com o México) e preencher vazios legais, pôr fim à reunificação familiar (migração em rede), acabar com o programa de sorteio de vistos e dar uma solução permanente (aos beneficiários do programa) Daca".

Os três primeiros "pilares" são prioritários para os republicanos, enquanto o Daca é crucial para os democratas.