Justiça brasileira proíbe que Lula saia do país

Rio de Janeiro, 26 Jan 2018 (AFP) - A Justiça proibiu nesta quinta-feira a saída do país do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado na quarta-feira a doze anos e um mês de prisão por corrupção.

A decisão foi adotada por um juiz federal, poucas horas antes de uma viagem de Lula à Etiópia para participar de um congresso da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

"O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, informou por telefone (...) ao ministro da Justiça, Torquato Jardim, a decisão da Justiça Federal de impedir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de sair do país", indicou um comunicado.

"Estamos cumprindo a ordem judicial de confiscar o passaporte do ex-presidente Lula. Estamos entrando em contato com sua assessoria para ver como o recolheremos", disse à AFP um porta-voz da Polícia Federal em Brasília.

Os advogados de Lula se declararam "consternados" com a decisão, mas afirmaram que a acatarão, sem prejuízo de ações legais para anulá-la.

"Com grande consternação recebemos a notícia (...) que proibiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de sair do país e determinou a apreensão de seu passaporte", indica uma nota do escritório de advogados Teixeira Martins.

Lula, favorito nas pesquisas para as eleições de outubro, tinha previsto participar no sábado de um encontro sobre políticas públicas de países africanos contra a fome, organizado pela FAO em Adis Abeba, paralelamente a uma cúpula da União Africana.

"Não é uma viagem fácil, 14 horas para ir e 14 horas para voltar e 14 horas para ficar lá, mas eu vou", comentou Lula nesta quinta-feira durante o lançamento de sua pré-candidatura presidencial em uma sede sindical de São Paulo.

Seu retorno ao Brasil estava previsto para domingo.

Lula, de 72 anos, foi condenado na quarta-feira por um tribunal de apelação a doze anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, acusações que ele nega.

O ex-presidente tem recursos disponíveis para evitar a prisão.

mel-js/cc/db/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos