Topo

Suposto planejador de atentados de Paris é indiciado na França

26/01/2018 15h07

Mohamed  Bakkali, um dos supostos planejadores dos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris, foi denunciado nesta sexta-feira (26) na França, informaram fontes judiciais.

O acusado, de 30 anos, também é suspeito de ter ajudado a preparar o ataque frustrado em um trem Thalys que viajava de Amsterdã para Paris em 21 de agosto de 2015.

Mohamed  Bakkali foi acusado na França de associação terrorista criminosa, cumplicidade de assassinato e tentativa de assassinato terrorista, e cumplicidade de sequestro pelos atentados de 13 de novembro de 2015, que deixaram 130 mortos e mais de 350 feridos.

No caso do trem Thalys, foi denunciado por associação terrorista criminosa e cumplicidade de tentativa de assassinato. A Procuradoria solicitou a sua colocação em prisão provisória.

Mohamed  Bakkali estava preso desde o fim de novembro de 2015 na Bélgica por sua suposta participação nos atentados de Paris. A Justiça belga autorizou em junho de 2016 sua entrega à França com a condição de que "depois de ser julgado seria enviado de volta à Bélgica para cumprir a pena, ou a medida de segurança que lhe for imposta".

É suspeito de ter alugado um carro BMW que foi localizado muito perto de casas de Charleroi e Auvelais (sul da Bélgica) que serviram para preparar os atentados na capital francesa.

Também é suspeito de ter alugado um abrigo em Schaerbeek, Bruxelas, onde foram fabricados os cinturões de explosivos usados em 13 de novembro.

Também teria alugado outro apartamento em Schaerbeek, no qual os irmãos Ibrahim e Khalid El Bakraoui se hospedaram antes de se explodirem nos atentados de Bruxelas em 22 de março, que deixou 32 mortos, segundo a agência Belga.

Na Bélgica foi denunciado pelo caso do Thalys em 31 de outubro de 2017.