Carnaval de Veneza começa com espetáculo aquático

Veneza, 27 Jan 2018 (AFP) - O carnaval de Veneza, um dos mais famosos e mais fotografados do mundo, começou neste sábado com um espetáculo aquático musical.

O tema escolhido este ano é o jogo, e a multidão de espectadores assistiu, à noite, um desfile de gôndolas iluminadas que transportavam acrobatas sobre pernas de pau, palhaços e animais exóticos.

O carnaval ainda não começou oficialmente. Este ano, as festividades serão entre 3 e 13 de fevereiro. O espetáculo de sábado em Cannaregio, em uma das vias navegáveis de Veneza que levam ao Grande Canal, é o prelúdio das celebrações.

O tema do jogo se presta a uma infinidade de interpretações que vão desde o disfarce, que é a essência do carnaval, até "formas mais complexas de entretenimento que são o teatro, a arte ou o circo", explicam os organizadores.

Para o diretor artístico Marco Maccapani, esta edição do Carnaval "é uma homenagem ao circo, essa forma de espetáculo antigo feito de estupor, técnica, acrobacias e magia".

Desfiles, concursos de fantasias e máscaras, regatas, exposições e concertos estão no programa do carnaval, com o tradicional "Voo do Anjo" previsto para 4 de fevereiro.

Esta tradição supõe que a ganhadora da edição anterior das doze mulheres mais belas de Veneza se jogue, segurando em uma corda, do topo do campanário de São Marcos e aterrisse no centro da praça.

Criado em 1162 após uma vitória militar, o Carnaval de Veneza caiu no esquecimento por décadas, até que a prefeitura ressuscitou os festejos em 1980.

A cidade recebe mais de 3 milhões de visitantes de todo o mundo a cada ano para este evento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos