EUA apoiam decisão do Peru de retirar convite a Maduro, diz embaixador

Lima, 16 Fev 2018 (AFP) - Os Estados Unidos apoiam a decisão do Peru de não convidar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, à Cúpula das Américas em abril, disse nesta sexta-feira (16) o embaixador americano em Lima, Krishna R. Urs.

"Nós apoiamos plenamente a decisão do Peru sobre a Venezuela. Entendemos que foi tomada em coordenação com o Grupo de Lima", disse o diplomata em uma cerimônia na embaixada dos Estados Unidos pela doação de material de segurança.

Ele recordou que o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, durante sua visita a Lima há mais de uma semana, assinalou que o "Peru, como anfitrião da cúpula, tem o direito de fazer os convites, de indicar quem o visita".

A chefe do gabinete peruano, Mercedes Aráoz, disse na quinta-feira que o presidente Maduro não pode ir ao Peru para participar da Cúpula das Américas. "Sem um convite, não pode pisar em solo peruano", detalhou.

Aráoz também disse nesta sexta à imprensa que "se (o presidente Maduro) vier por voo comercial, não passará pela imigração". Esta fala foi feita após o chefe de Estado venezuelano dizer que participará da cúpula "chova, troveje, ou relampeje, por ar, terra, ou mar".

"A Chancelaria tem seus próprios mecanismos (para que não entre) e já enviou a carta (na qual retira o convite)", acrescentou durante visita de trabalho à cidade de Trujillo.

O embaixador americano também disse nesta sexta-feira que o comparecimento do presidente Donald Trump à cúpula, que será realizada nos dias 13 e 14 de abril em Lima, "ainda não foi anunciada".

No entanto, detalhou que as últimas sete Cúpulas das Américas "sempre contaram com o presidente dos Estados Unidos".

Os Estados Unidos doaram nesta sexta-feira equipamentos em um valor de 6,7 milhões de dólares às Forças Armadas peruanas para serem usados na luta contra o tráfico de drogas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos