Topo

Premiê britânica defende cooperação em matéria de segurança na UE

17/02/2018 09h06

Munique, Alemanha, 17 Fev 2018 (AFP) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, insistirá neste sábado (17) na necessidade de uma cooperação de segurança privilegiada entre o Reino Unido e a União Europeia (UE), após o Brexit.

"Esta não é uma época, na qual possamos permitir que nossa cooperação se veja inibida, que a segurança dos nossos cidadãos seja posta em perigo por uma competição entre sócios, rigidez institucional e ideologias arraigadas", adverte ela, segundo trechos antecipados de seu discurso divulgado por sua assessoria.

"Devemos fazer o que for mais útil, mais pragmático para garantir nossa segurança coletiva", acrescenta a premiê, que deve falar durante a conferência de Munique sobre a segurança.

Segundo May, manter uma associação estreita entre a UE e o Reino Unido pós-Brexit seria uma ambiciosa decisão, sem precedentes.

Na sexta-feira (16), os diretores dos serviços de Inteligência Estrangeira britânicos (MI6), franceses (DGSE) e alemães (BND) se manifestaram em conjunto - o que é incomum - para garantir que o Brexit não prejudicará sua cooperação.

"Mesmo depois da saída do Reino Unido da UE deve-se manter uma estreita cooperação e continuar compartilhando informação entre os Estados em questões de terrorismo internacional, de imigração clandestina, de proliferação e de ciberataques", afirmaram em um comunicado conjunto divulgado na página on-line do BND, por ocasião da Conferência de Munique.

bur-alf/dab/pg/acc/erl/tt