Detentos libertam 18 reféns após rebelião em presídio na Baixada Fluminense

Rio de Janeiro, 19 Fev 2018 (AFP) - Detentos do presídio Milton Dias Moreira, de Japeri, na Baixada Fluminense anunciaram uma rebelião no domingo e fizeram 18 reféns após uma tentativa frustrada de fuga, anunciaram as autoridades do Rio de Janeiro, estado sob intervenção federal na área de segurança.

À meia-noite, os últimos oito reféns foram libertados, confirmou a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Oito agentes penitenciários e 10 detentos permaneceram como reféns durante a rebelião, que terminou com três presos feridos.

A rebelião aconteceu depois que "inspetores de segurança e da administração penitenciária evitaram uma tentativa de fuga de internos", informou a Seap em um comunicado.

Na sexta-feira, o presidente Michel Temer decretou uma intervenção federal e as Forças Armadas assumirão o comando da segurança pública no estado do Rio de Janeiro.

Após o decreto, as autoridades penitenciárias do Rio anunciaram que anteciparam "medidas de controle" para evitar reações nos presídios.

"Já estava previsto, tanto é que os presídios estaduais, e também os federais, estão em alerta máximo. É natural que haja um desafio neste primeiro momento da intervenção, que o crime organizado teste a capacidade de operação das nossas forças", disse o ministro da Justiça, Torquato Jardim.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos