Forças pró-governo sírio entrarão em Afrin nas próximas horas

Damasco, 19 Fev 2018 (AFP) - Forças pró-governo sírio entrarão na região de Afrin nas "próximas horas" para conter a ofensiva turca neste território do noroeste do país, informou a imprensa estatal.

Os correspondentes da AFP na região não conseguiram confirmar a informação, assim como as forças curdas que controlam a área.

"As forças populares chegarão a Afrin nas próximas horas para apoiar seus moradores contra o ataque do regime turco", afirmou a agência oficial oficial Sana, citando seu correspondente em Aleppo.

A agência não revelou detalhes de quem participa nas "forças populares" e não mencionou uma mobilização do exército oficial sírio.

A região de Afrin, ao noroeste da província de Aleppo e cercada pela fronteira turca, está sob controle das Unidades de Proteção do Povo (YPG), uma milícia curdo-síria considera "terrorista" pelo governo turco mas aliada dos Estados Unidos na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria.

O exército turco, que tem o apoio dos rebeldes sírios, executa há um mês uma ofensiva terrestre e aérea contra esta zona para expulsar as YPG.

O governo sírio acusa a Turquia de "agressão" em Afrin, mas até esta segunda-feira não havia afirmado explicitamente que atuaria na região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos