Topo

Dois condenados à morte evitam a pena no último minuto nos EUA

23/02/2018 15h11

Washington, 23 Fev 2018 (AFP) - Dois presos condenados à morte nos Estados Unidos, cuja pena seria cumprida nesta quinta-feira (22), salvaram-se no último momento, informaram as autoridades.

O governador do Texas, Greg Abbott, emitiu um indulto para Thomas Bartlett "Bart" Whitaker, de 38 anos, condenado por planejar o homicídio de sua mãe e seu irmão, além de deixar seu pai gravemente ferido em 2003.

"O senhor Whitaker deve passar o resto de sua vida atrás das grades como castigo por esse crime atroz", escreveu Abbott em um comunicado explicando sua decisão, pouco antes do horário programado para a execução.

O governador também levou em consideração que o pai do condenado "insiste que seria vítima novamente se o Estado matasse seu último familiar próximo vivo".

Kent Whitaker se esforçava há anos para obter misericórdia para seu filho, a quem perdoou ainda em sua cama no hospital.

Na mesma noite, no Alabama, uma tentativa de administrar uma injeção letal a um preso no corredor da morte, Doyle Hamm, fracassou, levando à interrupção da execução.

Um porta-voz do sistema penitenciário estatal explicou que a suspensão se deveu a uma "precaução excessiva" porque não era possível encontrar uma veia que pudesse receber a injeção.

Hamm sofre de câncer no cérebro e linfático e seus advogados argumentaram que, por não ter as veias adequadas, uma injeção letal seria tortura.

No entanto, a Suprema Corte decidiu nesta quinta-feira a noite que a execução poderia continuar.

Hamm, que está há três décadas no corredor da morte, foi condenado em 1987 pelo assassinato de um empregado de um motel durante um roubo a mão armada.

Enquanto isso, na Flórida, Eric Branch, condenado pelo assassinato de uma estudante em 1993, foi executado às 19h05 de quinta-feira (00h05 GMT de sexta-feira), logo que se esgotaram as apelações de último minuto.

Na história moderna, o recorde de execuções em um dia foi registrado em 9 de dezembro de 1999 quando Oklahoma, Indiana, Texas e Virgínia executaram cada estado um prisioneiro.

Mas o maior número da história do país foi alcançado em 26 de dezembro de 1892, em Minnesota, quando as autoridades federais executaram por enforcamento 38 membros da tribo indígena dos Dakota.

bur-seb/jm/ch/gv/lda/mc