Encontrado em ônibus perto de Paris um Degas roubado em 2009

Paris, 23 Fev 2018 (AFP) - Um quadro do famoso pintor impressionista Edgar Degas, roubado em 2009, foi encontrado pela alfândega francesa no compartimento de bagagens de um ônibus perto de Paris.

O quadro "As Coristas", propriedade do museu d'Orsay, foi roubado em 31 de dezembro de 2009 no museu Cantini em Marselha (sudeste), estabelecimento ao que a obra tinha sido emprestada para uma exposição, junto com outras obras do artista.

"Fácil de esconder" por seu pequeno tamanho (32x27 cm), como disse o promotor de Marselha após o roubo, o quadro tinha sido adicionado à base de dados da Interpol que enumera as obras de arte mais procuradas do mundo.

Foi a alfândega francesa que realizou a surpreendente descoberta no último 16 de fevereiro durante um controle de rotina de um ônibus que estava estacionado próximo a uma estrada ao leste da capital francesa.

O quadro, do século XIX, foi encontrado dentro de uma mala. "Estava assinado por Degas", indicou o Ministério de Comunicação da França em um comunicado, no qual acrescentou que nenhum passageiro se identificou como o dono da bagagem.

A obra do pintor impressionista francês (1834-1917) foi submetida a um teste de autenticidade no museu d'Orsay. "Os primeiros elementos revelados pela avaliação nos permitem afirmar que se trata da obra que procurávamos" há cerca de uma década, indicou o ministério.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos