ONU quer aplicação imediata do cessar-fogo na Síria

Genebra, 26 Fev 2018 (AFP) - A resolução da ONU sobre uma trégua de 30 dias na Síria deve ser aplicada "imediatamente", afirmou nesta segunda-feira o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

"Espero que esta resolução seja aplicada imediatamente para tornar possível prestar imediatamente ajuda e serviços humanitários", declarou Guterres, ao comentar o texto aprovado no sábado pelo Conselho de Segurança.

"As resoluções do Conselho de Segurança só têm sentido se são efetivamente aplicadas", completou.

"Ghuta Oriental, em particular, não pode esperar. Já é hora de acabar com este inferno", insistiu.

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, também defendeu a aplicação imediata da trégua de 30 dias na Síria para permitir a entrega de ajuda humanitária e as retiradas médicas.

"A resolução foi um primeiro passo necessário e promissor, mas deve ser imediatamente implementada", disse Mogherini.

As forças do regime de Bashar Al-Assad iniciaram em 18 de fevereiro uma intensa campanha aérea contra Ghuta Oriental, prelúdio segundo a imprensa estatal síria de uma ofensiva terrestre para reconquistar este território de 100 quilômetros quadrados, que fica próximo a Damasco.

A campanha do regime, apoiado militarmente por Moscou, tem uma grande violência, inclusive para um país devastado desde 2011 por um conflito que deixou 340.000 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos