Detidos italianos suspeitos de corrupção e citados por jornalista eslovaco morto

Bratislava, 1 Mar 2018 (AFP) - A Polícia eslovaca anunciou, nesta quinta-feira (1º), que prendeu vários empresários italianos citados em uma investigação jornalística sobre corrupção de alto nível feita pelo repórter assassinado Jan Kuciak.

Segundo Kuciak, eles teriam vínculos com a máfia.

"Posso confirmar que essas batidas e detenções aconteceram em vários lugares", disse à imprensa o comandante da Polícia eslovaca, Tibor Gaspar, acrescentando que os detidos eram "pessoas mencionadas" por Kuciak em conexão com "a pista italiana".

"Foram apreendidas provas tangíveis, e pessoas foram detidas. Elas serão interrogadas", acrescentou.

As operações policiais aconteceram em Michalowice, no leste da Eslováquia.

Segundo a imprensa local, os envolvidos seriam o empresário italiano Antonino Vadala e vários membros de sua família, que teriam - segundo Jan Kuciak - vínculos com a máfia calabresa 'Ndrangheta.

Os corpos de Jan Kuciak e de sua companheira, crivados de balas, foram descobertos no domingo, em sua casa de Velka Maca, 65 quilômetros ao leste de Bratislava.

Em uma matéria não concluída e publicada na quarta-feira pelo site aktuality.sk, Jan Kuciak mencionava casos de fraude fiscal relacionados com o empresário italiano e com o entorno do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.

Ontem, dois colaboradores próximo de Fico entregaram seus cargos, entre eles Maria Troskova. Assessora do premiê, ela foi acusada por Kuciak de ter laços com o empresário italiano.

O assassinato provocou grande comoção na Eslováquia. Cerca de mil pessoas protestaram, na quarta-feira, diante da sede do governo. Outras manifestações são esperadas para os próximos dias.

juh-mas/bo/jvb/pb/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos