Topo

Grupo passa noite nas ruas de Paris para alertar sobre situação dos sem-teto

01/03/2018 08h22

Paris, 1 Mar 2018 (AFP) - Apesar da neve e das temperaturas negativas, cerca de 30 funcionários parisienses passaram a noite de quarta-feira (28) ao relento com o objetivo de alertar para as condições de vida das pessoas sem-teto.

"Se eu dormi? Não, não consegui dormir. Mas como poderia dormir sob a neve? O termômetro marca -4ºC. Como é possível dormir assim?", disse na madrugada de quinta-feira Mama Sy, vice-prefeita da cidade de Etampes, na região parisiense, que lançou a iniciativa.

Sy passou a noite junto com outros funcionários perto da estação de trens de Austerlitz, onde dezenas de sem-teto acampam todas as noites.

"Não quero reclamar", disse a funcionária, acrescentando que "seria indecente fazer isso, sabendo que tem gente que vive essa situação todo o dia".

Desde o início do ano, pelo menos 20 sem-teto morreram na região parisiense.

Esses funcionários esperam ser "recebidos por algum ministro, ou pelo presidente" Emmanuel Macron para falar sobre a situação dessas pessoas, sobretudo, diante das gélidas temperaturas procedentes da Sibéria que afetam grande parte da Europa esta semana.

Pelo menos 3.000 pessoas dormem nas ruas de Paris, segundo os resultados de uma operação inédita feita em fevereiro para contabilizar os sem-teto da capital francesa.

Em julho passado, Macron prometeu um teto para todas as pessoas que vivem nas ruas antes do fim de 2017. No início de 2018, reconheceu não ter conseguido atingir sua ambiciosa meta.