Trump discute pena capital para traficantes de drogas

Washington, 1 Mar 2018 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, advogou nesta quinta-feira (1) pela pena de morte para traficantes de drogas, intensificando sua retórica contra o crime em meio a uma crise de opioides que mata cerca de 200 americanos por dia.

"Os traficantes de drogas realmente estão causando problemas", declarou Trump durante uma reunião na Casa Branca sobre a crise.

"Alguns países têm punições extremamente rígidas. A pena capital. E eles têm muito menos problemas de drogas do que nós", continuou Trump.

Seus comentários fazem eco dos boatos na Casa Branca de que Trump estaria falando fervorosamente sobre as políticas do polêmico líder filipino, Rodrigo Duterte.

Seu governo coincidiu com uma onda de assassinatos extrajudiciais, supostamente tendo traficantes de drogas como alvos, e que estão sendo investigados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

"Precisamos de força contra os traficantes de drogas", disse. "Tem que ter força e tenacidade".

"Então, vamos ter que ser muito rígidos nas punições".

"Temos traficantes de drogas que não - quero dizer, eles matam centenas e centenas de pessoas e a maioria deles nem vai à prisão".

"Se você atira em uma pessoa, você paga com a vida. Te condenam à pena de morte. Essas pessoas podem matar 2.000, 3.000 pessoas e nada acontece com elas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos