Tusk: 27 sócios do Reino Unido na UE aprovarão rascunho de Tratado

Bruxelas, 1 Mar 2018 (AFP) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse nesta quinta-feira (1º) estar "absolutamente seguro" de que os 27 sócios europeus do Reino Unido vão aceitar o rascunho de tratado para o Brexit.

O texto irritou Londres por suas disposições sobre a Irlanda.

"Estou absolutamente seguro de que todos os elementos essenciais do rascunho serão aceitos por todos", disse Tusk em um discurso aos líderes empresariais do bloco reunidos em Bruxelas, ressaltando o "pleno apoio" dos 27 ao negociador europeu Michel Barnier.

Ao apresentar a primeira versão de 120 páginas do Tratado de Retirada do Reino Unido, prevista para 29 de março de 2019, que transfere para uma linguagem jurídica os compromissos firmados em dezembro entre Londres e Bruxelas, Barnier explicou que o texto inclui uma solução para a Irlanda.

A província britânica da Irlanda do Norte poderia conservar normas em conformidade com as da união aduaneira e do mercado único para estar em "completa harmonia" com a Irlanda, membro da UE, se não se encontrar outra solução.

Londres, que se recusa a permanecer em ambas as zonas após o Brexit, advertiu rapidamente que essa proposta significaria converter a Irlanda do Norte em um território diferente do Reino Unido. Por esse motivo, alega a premiê Theresa May, nenhum chefe de governo concordará com isso.

Tusk pediu a May que apresente uma alternativa, se não gosta da que lhe foi apresentada. Ambos almoçam juntos nesta quinta.

"Até o momento, não se encontrou ninguém mais sábio", apontou o chefe do Conselho Europeu, afirmando que, "dentro de algumas horas", vai-se perguntar em Londres, "se o governo britânico tem uma ideia melhor".

O objetivo das negociações, no que se refere à Irlanda, é evitar a reintrodução de uma fronteira "dura" entre a província britânica e sua vizinha do sul, que se tornou praticamente invisível graças ao Acordo de paz da Sexta-feira Santa de 1998.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos