Topo

Nevasca incomum na primavera atinge costa leste dos EUA

Nova York (Estados Unidos)

22/03/2018 12h17

Uma nevasca incomum na primavera do hemisfério norte, provocou na quarta-feira (21) o cancelamento de mais de 2.500 voos só na região de Nova York e o fechamento de escolas.

Em Nova York, três quartos dos voos foram cancelados no aeroporto de LaGuardia (896 voos) e em Newark (975), assim como 50% das chegadas e partidas no aeroporto internacional John F. Kennedy (674), segundo o site especializado FlightAware.com.

No segundo dia da primavera, outras centenas de voos foram cancelados nos aeroportos da Filadélfia, Pensilvânia (473 voos), nos aeroportos Reagan National e Dulles de Washington DC (598 voos), Baltimore (377) e Boston, em Massachusetts (405).

Cerca de 4.000 moradores dos edifícios subsidiados pela cidade de Nova York estavam sem calefação e água quente, e o governador do estado declarou estado de emergência na cidade e arredores.

As escolas públicas e privadas de Nova York fecharam suas portas, e a coleta de lixo na cidade foi suspensa para que os caminhões possam espalhar sal pelas ruas e varrer a neve.

A temperatura caiu para -1ºC e Toby, como a tormenta foi batizada, já havia jogado 18 cm de neve sobre as ruas da cidade por volta das 20h locais (21h Brasília).

Ainda não está claro se a tormenta superará a histórica nevasca de abril de 1915, que deixou 25 cm de neve em partes da capital financeira dos EUA.

O prefeito Bill de Blasio pediu aos empregadores que deixassem os funcionários voltarem para casa mais cedo que de costume, já que se esperava que a neve começasse a se acumular mais rapidamente depois das 16h00 (17h00 em Brasília) e alcançasse "condições semelhantes às de nevascas", caindo a um ritmo de 5 a 7,5 cm por hora até as 22h00.

"A hora do rush da noite vai ser muito, muito difícil", disse De Blasio em entrevista coletiva. "Se você não precisa sair esta noite, não saia".

"Os voos são limitados neste momento. Tenho certeza que isso vai piorar ao longo do dia. Suspeito que haverá muito poucos voos ao final do dia", acrescentou.

Costa leste

O serviço nacional de meteorologia, que alertou sobre a possibilidade de inundações na costa, sobretudo em Boston, prevê que a neve continuará caindo durante a madrugada.

O metrô operava normalmente pela manhã, mas a maioria dos trens que ligam a cidade a seus subúrbios e as balsas restringiram seus serviços.

Em Washington DC espera-se camadas de neve de entre sete e 20 cm. As escolas e os edifícios do governo fecharam, embora o Congresso tenha permanecido aberto.

Em Nova Jersey, o governador, Phil Murphy, declarou o estado de emergência, e os trens e ônibus limitaram seus serviços. As escolas da Filadélfia fecharam suas portas.