PUBLICIDADE
Topo

Escola será obrigatória na França a partir dos 3 anos

27/03/2018 06h26

Paris, 27 Mar 2018 (AFP) - A França vai reduzir a idade de escolarização obrigatória dos seis para os três anos a partir de 2019-2020, uma medida simbólica que pretende dar reconhecimento ao ensino infantil, pois quase todas as crianças começam a frequentar as escolas nesta idade.

O presidente francês, Emmanuel Macron, fará o anúncio durante um encontro que reúne até quarta-feira em Paris um painel de especialistas.

De acordo com o governo, "a decisão de reduzir a idade de educação obrigatória a três anos traduz a vontade do presidente da República de tornar a escola um local de igualdade real".

Também é o "reconhecimento da escola infantil, que não deve ser mais considerada um sistema de creche universal ou a simples preparação para o ensino básico".

A mudança faz parte de uma série de iniciativas do governo francês na área da educação, após a redução à metade do número de alunos por sala no ensino básico nas áreas desfavorecidas, um novo procedimento de acesso à universidade e a reforma do ensino profissionalizante.

leb-fmp-ito/epe/acc.zm