Topo

Chanceler da Coreia do Norte visita a China

03/04/2018 06h31

Pequim, 3 Abr 2018 (AFP) - O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte está na China, onde se reunirá com seu colega Wang Yi, informou nesta terça-feira a diplomacia chinesa, a poucas semanas de um encontro histórico entre as duas Coreias.

"Ri Yong Ho chegou hoje a Pequim", disse Geng Shuang, porta-voz do ministério chinês.

A viagem acontece poucos dias depois da visita surpresa do líder norte-coreano Kim Jong Un a Pequim, em seu primeiro deslocamento ao exterior desde 2011, quando assumiu o poder.

Após a visita a Pequim, o ministro norte-coreano deve viajar a Rússia, Azerbaijão e outras ex-repúblicas soviéticas, de acordo com agência japonesa Kyodo, que cita uma fonte diplomática.

Segundo a mesma fonte, Ri Yong Ho participará até sexta-feira em Baku, capital do Azerbaijão, em uma reunião do Movimento dos Não Alinhados, uma organização criada durante a Guerra Fria que reúne 120 países.

Coreia do Norte e Coreia do Sul celebrarão uma reunião de cúpula histórica em 27 de abril. Após a reunião entre Kim Jong-un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in, o líder norte-coreano deve se encontrar com o presidente americano Donald Trump.

mai.rwm-ehl/bar/jhd/pc/erl/fp